quem somos

A história do Ceses


Fundado em 25 de junho de 1964, é uma organização social mantenedora e autônoma, sem fins lucrativos de caráter assistencial, com sede na Rua Marquês de Maricá, 705, Sacomã, São Paulo.

É o fruto do ideal de um grupo de pessoas da Igreja Presbiteriana, preocupadas com a grave carência sócio-econômica da população do Ipiranga e arredores. Assim, voluntariamente e em constante evolução e aprimoramento de seu trabalho e de sua sociedade, organizaram e desenvolveram trabalhos visando a solidariedade na luta pelo resgate da cidadania desta população.

Já foram realizados projetos na área da saúde: consultas médicas, odontológicas e psicológicas; na área educacional com reforço escolar; na área social: cursos profissionalizantes, alfabetização de adultos, oficinas de artesanato e costura, assistência jurídica, distribuição de alimentos, remédios, roupas e parceria com o governo do Estado de São Paulo para atender 150 famílias no programa alimenta São Paulo.

Atualmente desenvolve projetos com a população que sofre riscos de exclusão social, podendo, se nada for feito, comprometer de maneira irreversível sua qualidade de vida mental, física e social.

 

Objetivo do Ceses

Tem como objetivo assistir crianças e adolescentes, proporcionando para estes um espaço de convivência onde adquirem excelentes noções de moral e ética, saúde, alimentação, educação, artes, cultura e cidadania.

Trabalhando no atendimento junto à comunidades carentes da região, promove assistência em várias áreas sociais, desenvolvendo na criança e no adolescente, boas noções de convívio e hábitos salutares, aprimorando sua qualidade de vida mental, física e social e, por conseguinte, da sua sociedade.

Objetivando alcançar os jovens em estado de vulnerabilidade e risco de exclusão social, este trabalho contribui para a proteção integral, desenvolvimento e socialização de crianças e adolescentes por meio de atividades facilitadoras ao exercício da cidadania, ampliação do universo cultural e da vivência em grupo, aprimorando a qualidade do indivíduo no seu relacionamento com os colegas, os pais, irmãos, familiares, demais pessoas e, consequentemente, sua sociedade.

 

Unidades do Ceses

Ao todo, hoje o Ceses atende um total de 393 crianças e adolescentes de idade entre 1 e 15 anos nas suas quatro unidades em funcionamento, sendo dois centros de educação infantil (CEI’s) e dois centros da criança e do adolescente (CCA’s), todos no Sacomã, São Paulo.

O Centro de Educação Infantil Colheita de Esperança, este situado na Rua Lício de Miranda, 1053, Vila Carioca e o Centro de Educação Infantil Semente de Esperança, na Rua Colorado, 284, Vila Carioca, atendem conjuntamente 261 crianças de um a quatro anos, moradoras das adjacências e demandadas pela Coordenadoria de Educação.

Em suas atividades, permite o direito da criança a brincar, esta entendida como forma de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil; o acesso a bens sócio-culturais disponíveis, ampliando e desenvolvendo suas capacidades; garante as necessidades nutricionais adequadas ao seu crescimento físico e mental; a socialização das crianças por meio da participação e inserção nas mais diversas práticas sociais.

Os Centros para Crianças e Adolescentes Brincar de Viver, este situado na Rua Marquês de Maricá, 705, Sacomã e o Segunda Milha, na Rua Padre Bernardo Bergen, 212, Jardim Botucatu, juntas atendem 132 crianças e adolescentes entre seis e quinze anos.

Em suas atividades, oferecem uma programação que contemple os interesses das diferentes faixas etárias e suas necessidades; estimula e fortalece o acesso ao ensino regular; desenvolve atividades articuladas com a escola; cultiva hábitos saudáveis, o raciocínio, o respeito, trocas culturais e de lazer, afim de que se percebam como cidadãos com direitos e deveres capazes de serem autores de suas próprias histórias.

 

Finanças

O Ceses não tem fins lucrativos e seus diretores são voluntários. Ao todo, possui cinquenta e quatro colaboradores que se dedicam com muita boa vontade, diante das dificuldades burocráticas, financeiras e carência material e estrutural.

somente os parágrafos segundo ao terceiro com:

“A receita do Ceses provém da prefeitura de São Paulo e de pessoas físicas e jurídicas conhecedoras da importância e das necessidades da instituição. Este montante sempre estivera muito aquém de suas necessidades diárias para o custeio dos colaboradores, manutenção de equipamentos, estruturas, fornecedores e alimentação.

Além de outras parcerias que fornecem alimentos, ainda conta com a Fundação Cerqueira Leite e a Igreja Presbiteriana fundadora que colaboram, respectivamente, com o custeio de professores de música do Projeto MusicArt e com a disponibilização do espaço físico.

Por sua receita ser em grande parte proveniente de dinheiro terceirizados, exige-se observância das normas aplicáveis. Estas determinam que o valor recebido deve ser gasto em sua totalidade nas despesas previamente determinadas. Como na grande maioria das instituições brasileiras, os recursos não cobrem todas as despesas, ocorrendo ainda, os reajustes dos custos incidentes em tributos e recursos humanos, sem que haja a mesma contrapartida para receitas. Este fato não deixa margem para reformas da infraestrutura dos prédios, melhoria da qualidade da alimentação, despesas extras como reposição de maquinário e equipamentos, demissões, que, quando ocorrem, deixam o caixa da instituição perigosamente baixo.”

Portanto, em um momento futuro, a instituição teme não poder continuar o seu trabalho em razão de aumentos inflacionários crescentes e consequente diminuição da receita.

Desta forma, o Ceses precisa da colaboração daqueles que acreditam nos resultados positivos de seu trabalho desenvolvido ao longo de mais de meio século de atividades em prol da sociedade. E como ajudar?

Sua colaboração pode se realizar por meio de doações de materiais de escritório e pedagógicos, brinquedos educativos, equipamentos de cozinha, alimentos, instrumentos musicais, computadores, materiais para construção e muitos outros e que sejam adequados aos fins propostos e que permitam uma melhor administração da instituição.

Também com apoio financeiro para obras de manutenção, adequação aos termos legais da infraestrutura, compra de alimentos, equipamentos e custeio das despesas orçamentárias. Doações financeiras podem ser feitas em nome do:

Centro Social Evangélico do Sacomã,

CNPJ: 58.720.350/0001-02,

no Banco do Brasil, agência 5853-X, conta corrente 22387-5.

Venha conhecer o nosso trabalho, nossa gente, nosso espaço, entrando em contato pelos telefones

(11) 2062-9207 / 2061-9205 / 2061-9203 / 2351-2888.

Sua colaboração é um grande passo para uma sociedade melhor e mais justa.

Parcerias

O Ceses não subsiste sozinho. Ao longo de sua história, tem demonstrado frutos positivos advindos do seu trabalho e que não passaram despercebidos por pessoas físicas e empresas fornecedoras. Desta forma, alguns se tornaram parceiros importantes do Ceses, colaborando com donativos, materiais, alimentos, dinheiro, cursos e os mais diversos recursos necessários ao bom andamento da Instituição.

Essa união de esforços conjuntos permite, por meio destes recursos, que a Instituição aprimore seus métodos de trabalho com a melhora constante no atendimento às crianças e adolescentes.

© Copyright CESES